Missão

PORQUÊ?


Este projeto nasce da vontade em contribuir mais ativamente para a evolução do futebol, principalmente fora do campo, através da discussão, da partilha e do confronto de ideias. Ideias essas que podem muito bem ser aproveitadas para outras atividades, desportivas e não só, da mesma maneira que outras atividades podem ser importantes para o futebol e para o desporto em geral.

Nasce também da profunda convicção de que o futebol tem ainda muito potencial de crescimento, sobretudo nas vertentes que mais me inquietam e fascinam, como Gestão, Formação de futebolistas/treinadores/dirigentes, Desenvolvimento pessoal e das (várias) equipas que compõem um clube e/ou uma organização, Educação, Alto-Rendimento, etc.

Quero tentar ajudar e este site é o primeiro passo.

ENTÃO?


Serão abordados temas relacionados com Gestão, Liderança, Formação, Alto-Rendimento ou Educação, quase sempre enquadrados com o futebol, o desporto sobre o qual mais penso, reflito, investigo e escrevo, mas não só.

Serão partilhadas ideias, dúvidas, questões, pensamentos e convicções que construí ao longo do tempo. E que continuo e que continuarei a construir. É possível que me contradiga e não há nada de errado nisso. Pelo contrário. Espero também, através de entrevistas, dar a conhecer os pensamentos, as ideias, os hábitos e as estratégias de líderes, gestores, treinadores, educadores, professores, empresários, dirigentes desportivos.

MAS?


Nunca trabalhei nas áreas das quais mais vou falar (Gestão, Liderança, Formação, Alto-Rendimento ou Educação) e a informação e conhecimento que adquiro é consequência de livros, entrevistas e artigos que li e leio, podcasts que ouvi e ouço, vídeos que vi e vejo e conversas que tive, tenho e terei. Tive muitos professores, portanto. Terei ainda mais. Acredito na aprendizagem voluntária e que a vontade de aprender é transformadora.

A partir daí, desenvolvi e desenvolvo teorias e convicções que, acredito, podem ajudar a proporcionar um melhor funcionamento das organizações, nomeadamente das que fazem parte da indústria do futebol (clubes e não só), e que consigam tirar o melhor das pessoas que nelas trabalham.

Este projeto é consequência de experiências pessoais - conversas, discussões, livros, artigos, entrevistas - e de uma vida a ver e a sentir como os outros lideram e orientam.

QUEM?


Entre muitas outras coisas, também sou jornalista, atividade que exerço há quinze anos. Já colaborei com cinco jornais e um canal de televisão online. Já falei em podcasts, já fui palestrante em conferências, já fui coordenador de secção e já fui orientador de estágio.

Inquieto e inconformista.

Obcecado por aprender.

Investigador por conta própria.

Cada vez mais fascinado por tudo o que contribui para evolução pessoal e de equipas.

Intrigado com a complexidade do futebol, do desporto, dos negócios e do funcionamento de organizações. E de como tudo isto se mistura e concilia.

Leitor e ouvinte, acima de tudo.


Vasco Samouco